Melhores Notebooks para Edição de Fotos de 2022: Qual o melhor?

Para quem deseja trabalhar com imagens, constar com o melhor notebook para edição de fotos pode tornar o serviço muito mais dinâmico.

Isso porque os produtos mais bem preparados entregam elementos técnicos que podem fazer os programas funcionarem melhor. Assim, em um produto de alta qualidade, programas como o Photoshop podem entregar desempenho superior e, acima de tudo, mais facilidade no uso comum.

Isso é importante porque a edição de fotos é um processo que costuma demorar bastante e exige um funcionamento melhor dos notebooks. Dessa maneira, com mais velocidade, qualidade gráfica e capacidade de armazenamento fica mais fácil lidar com todo o trabalho que pode se acumular.

Pensando nisso, o “Melhor notebook” traz hoje uma sequência com o melhor notebook para edição de fotos do mercado e outras opções interessantes.

A ideia, nessa situação, é permitir que os profissionais ou amadores consigam fazer a edição de fotos e imagens de forma mais facilitada. Apenas para ter uma ideia, quando um produto conta com memória RAM em menor quantidade pode causar travamentos que atrapalham o desempenho.

Em razão disso mesmo é importante encontrar um produto equilibrado, que conta com hardware eficaz e que atenda diversas necessidades. Tudo isso faz com que os programas funcionem melhor e o usuário possa extrair o máximo dos notebooks, tendo melhor resultado nas imagens que produz.

Então, agora que você já tem uma ideia do que o espera a seguir, agora você confere o melhor notebook para edição de fotos de 2022 e outras opções de qualidade reconhecida.

Imagem Notebooks para Edição de Fotos Detalhes
MacBook Apple Pro 13” M1 MJ123BZ/A
MacBook Apple Pro 13” M1 MJ123BZ/A Melhor Notebook para Edição de Fotos
Vaio FE14 14” i5 VJFE42F11X-B0342H
Vaio FE14 14” i5 VJFE42F11X-B0342H O melhor custo-benefício
Dell Alienware 15,6” i7 AW15-i1100-M20PB
Dell Alienware 15,6” i7 AW15-i1100-M20PB O melhor modelo tipo Gamer
Dell XPS 13,4” i7 9310-MS20S
Dell XPS 13,4” i7 9310-MS20S A melhor opção para Photoshop
Lenovo Legion 5i 15,6” i7 82CF0002BR
Lenovo Legion 5i 15,6” i7 82CF0002BR O melhor modelo intermediário
Acer Aspire 5 15,6” i7 A515-54-72KU
Acer Aspire 5 15,6” i7 A515-54-72KU O melhor modelo para estudantes
Samsung Book 15,6” i7 NP550XDA-KS1BR
Samsung Book 15,6” i7 NP550XDA-KS1BR O modelo mais barato

No quadro acima você conheceu o melhor notebook para edição de fotos de 2022 e alguns outros modelos que entregam ótimos resultados. Como visto, as marcas têm investido em diferentes tipos de produtos e, em razão disso, facilita encontrar as melhores opções, de acordo com as necessidades.

Assim, existem modelos 2 em 1, modelos Gamer, ultrafinos, com tela menor ou maior, e com diversas características diferentes. O ideal, então, é avaliar as necessidades do usuário para ter o produto mais adequado, a depender das necessidades, sem perder a qualidade do serviço.

Dessa maneira, fotógrafos, designers e até mesmo aquelas pessoas que querem fazer alguns retoques nas fotos das redes sociais podem encontrar alternativas. Cada modelo de notebook conta com tecnologia diferente, preço e ficha técnica, o que possibilita a muitos usuários encontrar seus ideais.

Melhores Notebooks para Edição de Fotos em 2022

Visando que você entenda perfeitamente como funciona o melhor notebook para edição de fotos e os outros modelos, abaixo você confere um review completo. A análise de cada alternativa possibilita aos usuários aprender mais sobre o funcionamento de cada parte dos notebooks.

Portanto, um notebook com processador Intel core i5, por exemplo, tende a ter um funcionamento intermediário, enquanto modelos com AMD Ryzen 5 ou Intel core i7 são mais potentes. Ou seja, é importante ficar de olho em todos os dados, pois tudo isso influência nos programas como um todo.

Assim, leia a seguir cada uma das análises mais aprofundadas e veja como cada modelos se diferencia dos outros. Como você busca produtos para lidar com imagens, o processamento gráfico é importante, bem como a qualidade de resolução de tela pode entregar resultados superiores.

Melhor Escolha

1º – MacBook Apple Pro 13” M1 MJ123BZ/A

MacBook Apple Pro 13” M1 MJ123BZ/A

O melhor notebook para edição de fotos que você vai conseguir comprar nos dias de hoje é o MacBook Apple Pro. Isso porque, além de entregar uma ficha técnica de alto padrão, o produto vem com toda a qualidade dos produtos Apple, podendo utilizar toda a capacidade de integração da marca.

Aliás, o chip M1 é um dos processadores mais potentes do mercado e certamente vai ser ótimo para você lidar com os programas de edição de imagens. Como os arquivos tendem a ser mais pesados, ter o processador certo faz a diferença para ter resultados positivos e melhor performance.

Além disso, é importante lembrar que programas como o Photoshop tem indicação de 8 GB de memória RAM para funcionarem com o máximo de qualidade. Nesse caso, você conta com 16GB, ou seja, o dobro do que é recomendado, podendo utilizar os programas sem sofrer com travamentos.

Ainda, outra coisa a se ressaltar é a possibilidade de ter 1TB de capacidade de armazenamento, o que vai te permitir guardar todos os seus documentos. Quanto maiores são as imagens editadas, mais espaço elas ocupam, em razão disso é tão importante ter espaço de sobra no notebook.

Enfim, é importante salientar que toda essa potência e eficiência vem em um produto compacto e muito fácil de transportar. O display de 13 polegadas é excelente para aqueles que desejam transportar o notebook em bolsas e mochilas, tornando o produto um aliado para todas as horas de trabalho duro.

Características do Notebook MacBook Apple Pro 13” M1 MJ123BZ/A

  • Tela: 13 polegadas
  • Processador: M1
  • RAM: 16 GB
  • HD:  1 TB
  • Placa de Vídeo: integrada
  • Peso: 2,3 kg

Custo Benefício

2º – Vaio FE14 14” i5 VJFE42F11X-B0342H 

Vaio FE14 14” i5 VJFE42F11X-B0342H 

Quando se busca um produto de alta qualidade para edição de fotos, mas está com pouco dinheiro para gastar, o investimento precisa ser certeiro. Dessa maneira, o modelo que entrega o melhor custo-benefício entre todos os dessa categoria é o Vaio Fe14, com sua ficha técnica de alto padrão.

Assim, para fazer a sua renderização de imagens e ter retorno máximo, o processador Intel core i5, de décima geração, pode ser extremamente útil. Isso porque o hardware conta com potência suficiente para lidar com a maioria dos programas de edição disponíveis para venda hoje em dia. .

Além disso, os programas de edição costumam exigir bastante da memória RAM, algo que você não precisa se preocupar no produto da Vaio. Isso porque você tem 8GB de RAM, que tendem a ser suficientes para trabalhar a edição da melhor maneira possível, sem qualquer tipo de travamento.

Aliás, é importante salientar que uma das características mais interessantes desse produto é a alta facilidade de transporte, que pode sempre ser útil. Isso, em razão da tela de apenas 14 polegadas, que dá um design mais compacto ao notebook, e pesando apenas 1,55 kg, o transporte é facilitado.

Enfim, lembre-se que até mesmo o dispositivo de armazenamento ajuda a ter um desempenho de mais qualidade. Isso porque os 256 GB SSD não são apenas suficientes para guardar documentos, mas a tecnologia também possibilita uma leitura de dados com muito mais velocidade.

Características do Notebook Vaio FE14 14” i5 VJFE42F11X-B0342H 

  • Tela: 14″ Full hd
  • Processador: Intel Core i5 10ª Geração 1.60 GHz, 4 núcleos 6 mb Cache, Intel Turbo Boost até 4.20 GHz
  • RAM: 8 GB
  • HD:  ssd, 256 gb
  • Placa de Vídeo: não especificada
  • Peso: 1,55 kg

nao

3º – Dell Alienware 15,6” i7 AW15-i1100-M20PB

Dell Alienware 15,6” i7 AW15-i1100-M20PB

Os modelos de notebook do tipo Gamer precisam contar com melhor processamento gráfico, vez que lidam com os games mais atualizados do momento. Em razão disso, optar por um produto para jogos pode ser uma opção muita vantajosas para aqueles que desejam um notebook para edição de fotos.

Apenas para ter uma ideia, a placa de vídeo Nvidia Geforce RTX 3060, do Dell Alienware, é uma das mais procuradas entre os Gamers. Além disso, trata-se de uma placa de vídeo dedicada, com 6GB de memória para utilização apenas para o processamento gráfico, aumentando o desempenho.

Aliás, o processador i7, de 11ª geração garante que você poderá lidar com todos os programas de edição com facilidade. Nesse mesmo sentido, os 16 GB de RAM, que podem chegar a 32, possibilitam que você trabalhe suas imagens sem o risco de sofrer com travamentos durante o processo.

Ainda que não bastasse tudo, o fato de ter 1Tb de espaço de armazenamento é muito importante, pois possibilita a guarda de todos os documentos com facilidade. Ainda, para visualizar o trabalho que está sendo realizado, a tela de 15,6 polegadas, com resolução FHD, é certamente é algo a se ressaltar.

Enfim, resta ressaltar que o produto conta com câmera de alta qualidade e microfones do tipo dual array. Ainda, o notebook conta com diversas portas de conexão, de modo que todo o trabalho de edição pode ser realizado com suporte máximo em um produto completo.

Características do Notebook Dell Alienware 15,6” i7 AW15-i1100-M20PB

  • Tela: Full HD de 15.6″ (1920 x 1080), 165Hz, 3ms, com ComfortView Plus
  • Processador: 11ª geração de Intel® Core™ i7 11800H (8-core, cache de 24MB, até 4.6GHz)
  • RAM:  16GB (2x8GB), DDR4, 3200MHz; Expansível até 32GB
  • HD:  SSD de 1TB PCIe NVMe M.2
  • Placa de Vídeo:  NVIDIA® GeForce® RTX™ 3060, 6GB GDDR6
  • Peso: 2,69 kg

nao

4º – Dell XPS 13,4” i7 9310-MS20S

Dell XPS 13,4” i7 9310-MS20S

O Photoshop é um dos programas mais utilizados por editores de fotos, em razão disso encontrar um produto adequado faz toda a diferença. Em razão disso, confira como o Dell XPS pode ser utilizado para rodar esse que é um dos programas mais utilizados por editores competentes de todo o mundo.

Assim, ao passo que os desenvolvedores recomendam 8GB de memória RAM, no Dell XPS você conta com 16 GB. Ou seja, mesmo com a realização de diversas edições ao mesmo tempo, é possível iniciar novas tarefas, sem ter a preocupação de que, eventualmente, você precisará ter travamentos.

Se não fosse o bastante, a placa de vídeo integrada, do tipo Intel Iris Xe, pode entregar excelentes gráficos e melhorar a visão das imagens que devem ser editadas. Isso fica ainda melhor com a resolução Full HD, de uma tela touch de borda infinita, que oferece ótima qualidade e eficiência.

Enfim, você tem um teclado retroiluminado e a segurança do leitor de impressão digital, para um uso mais controlado. Ainda nesse diapasão, a construção é feita em uma tampa de alumínio esculpido e você ainda tem fibra de carbono no apoio para mãos, para dar mais resistência.

Características do Notebook Dell XPS 13,4” i7 9310-MS20S

  • Tela: touch UHD+ de 13.4″ (3840 x 2400) de 500 nits com borda infinita e Anti-Smudge
  • Processador: 11ª geração de Intel® Core™ i7-1185G7 (cache de 12MB, até 5.0GHz)
  • RAM: 16GB (soldada), LPDDR4X, 4267MHz; Sem opção de expansibilidade
  • HD:  SSD de 1TB PCIe NVMe M.2
  • Placa de Vídeo:  integrada Intel® Iris Xe Graphics
  • Peso: 1,27 kg

nao

5º – Lenovo Legion 5i 15,6” i7 82CF0002BR

Lenovo Legion 5i 15,6” i7 82CF0002BR

Se você deseja fazer um investimento que não chegue próximos aos modelos líderes das linhas, mas também se afaste dos mais básicos, essa é uma opção interessante. Isso ocorre, pois o Lenovo Legion tem características de produto Gamer, podendo oferecer atuação superior para edição de fotos.

Dessa maneira, a primeira ressalva está na tela grande, de 15,6 polegadas, que entrega tecnologias IPS e antirreflexo, que podem ajudar a ter mais conforto. Além disso, a resolução de imagem é Full HD, o que vai te permitir ter acesso a todos os detalhes das imagens que você estiver editando.

Nesse cenário, o processamento gráfico ocorre com facilidade com a placa de vídeo Nvidia Geforce RTX 2060, preparada para grandes jogos e que dará conta de suas imagens mais pesadas. Ainda, a placa é dedicada, com 6GB de memória, o que somado aos 16GB de RAM é um grande diferencial.

Nesse sentido, é importante lembrar, também, que você vai contar com potência suficiente para lidar com a maioria dos programas de edição. Isso em razão de o processador Intel core i7 ser um dos mais potentes do mercado e, certamente, não trará dificuldades na hora de iniciar os seus programas.

Enfim, lembre-se do excelente espaço interno de armazenamento, de 512 GB, que utiliza tecnologia SSD, que possibilita uma leitura de dados mais rápida. Dessa maneira, um produto com funções eficazes e hardware de última geração é capaz de oferecer funcionamento de ponta ao usuário.

Características do Notebook Lenovo Legion 5i 15,6” i7 82CF0002BR

  • Tela: 15.6” FHD (1920 x 1080), IPS, Antirreflexo, No-Touch, 45% NTSC, 250 Nits, 120Hz
  • Processador: Intel® Core™ i7-10750H (12MB Cache, 2.60 GHz)
  • RAM: 16 GB SO-DIMM DDR4 2933 Mhz
  • HD:  512 GB SSD M.2 2280 PCIe NVMe
  • Placa de Vídeo: Nvidia Geforce RTX 2060 6 GB GDDR6
  • Peso: 2,3 kg

nao

6º – Acer Aspire 5 15,6” i7 A515-54-72KU

Acer Aspire 5 15,6” i7 A515-54-72KU

Os estudantes que precisam começar a aprender a trabalhar com edição de fotos precisam de um produto que entregue eficiência. Assim, o Acer Aspire 5 Surge como uma alternativa atraente, com preço acessível e capaz de oferecer exatamente o que os estudantes precisam.

Isso ocorre em razão de o modelo vir com um processador Intel core i7 com frequência que vai de 1.8 Ghz a 4.9 Ghz, ou seja, suficiente para lidar com todos os programas de edição. Além disso, os 8 GB de memória RAM garantem que você não vai precisar se preocupar com travamentos durante o uso.

Além disso, os 512 GB de espaço de armazenamento interno possibilitam que todas as imagens editadas sejam guardadas com o máximo de qualidade, sem preocupação com perda de espaço. Além disso, a tecnologia SSD utilizada é ótima para melhorar o desempenho do produto e mais velocidade.

Por fim, mas não menos importante, a tela de 15,6 polegadas, com resolução Full HD, é uma excelente aliada para assistir videoaulas e para trabalhar as imagens. Tudo isso, ainda, com a força de uma placa gráfica Intel HD Graphics, oferecendo qualidade máxima possível aos usuários em geral.

Características do Notebook Acer Aspire 5 15,6” i7 A515-54-72KU

  • Tela: 15,6 Full HD (1920×1080) Proporção: 16:9 Design Ultra-slim ComfyView
  • Processador: Intel Core i7-10510U Quad Core Frequência: 1.80 GHz até 4.90 GHz 8MB Intel Smart 
  • RAM: 8 gb DDR4
  • HD:  512 GB SSD
  • Placa de Vídeo: Intel uhd Graphics
  • Peso: não especificado

nao

7º – Samsung Book 15,6” i7 NP550XDA-KS1BR

Samsung Book 15,6” i7 NP550XDA-KS1BR

Para quem está com pouco dinheiro para gastar e procura um produto barato, o Samsung Book pode ser uma excelente opção para edição de fotos. Isso porque você precisa de um produto equilibrado para dar conta dos programas mais pesados e ele tem tudo o que você vai precisar.

Inicialmente é preciso verificar que o aparelho oferece 8GB de memória RAM, o que é recomendado, por exemplo, para rodar o Photoshop, um dos programas mais conhecidos. Assim o processamento de dados ocorre de maneira ordenada e sem interrupções por sobrecarga da memória.

Nesse sentido, o processador i7, com potência e relevância, garante que a inicialização dos programas não vai ser um problema. Para ajudar ainda mais, a tecnologia SSD do armazenamento é reconhecida por ser capaz de aumentar a velocidade de leitura do produto e melhorar sua performance.

Enfim, um display com 15,66 polegadas, com resolução alta, possibilita que você veja tudo o que espera diante dos seus olhos. Ainda, para garantir que tudo esteja como o esperado, a placa de vídeo Intel UHD Graphics se encarrega do processamento gráfico com o mais alto padrão.

Características do Notebook Samsung Book 15,6” i7 NP550XDA-KS1BR

  • Tela: 15,6 polegadas
  • Processador: Intel core i7 1165G7
  • RAM: 8 GB
  • HD:  256 GB SSD
  • Placa de Vídeo: Intel UHD Graphics
  • Peso: 1,86 Kg

Qual o Melhor Notebook para Edição de Fotos?

O melhor notebook para edição de fotos disponível para os usuários nos dias de hoje é o MacBook Apple Pro, com as características técnicas mais positivas. Isso porque o produto da Apple conta com tudo aquilo que você precisa para aproveitar o máximo em um produto de qualidade.

Assim, você aproveita o Chip M1 com potência suficiente para lidar com todos os programas de edição, assim como a placa de vídeo integrada de qualidade. Se não bastasse, você tem 16Gb de memória RAM para garantir estabilidade e 1Tb para armazenar todo o produto do seu trabalho.

Notebooks para Edição de Fotos – Modelos Intermediários

Entre os modelos intermediários, o primeiro destaque vai para o Dell Allienware, um produto Gamer que pode fazer sucesso na edição de vídeos. A potência está garantida com o processador i7, conta com placa de vídeo Nvidia Geforce RTX 3060, bem como 1 TB de espaço para guardar imagens.

Já o Dell Xps se destaca por ser uma opção viável para quem gosta de trabalhar com o programa Photoshop. Ainda, o modelo tem 16Gb de RAM, conta com um processador i7 e tem uma tela touch com resolução UHD, que é pequena e fácil de transportar.

Ainda, o Lenovo Legion é outro modelo do tipo Gamer que entrega qualidade de maneira intermediária. Dessa maneira, você aproveita tela de 15,6 polegadas, conta com placa de vídeo Nvidia Geforce RTX 2060, vem com 16Gb de memória RAM e diversas ótimas características.

Notebooks para Edição de Fotos – Modelos de Entrada

Já no caso dos modelos de entrada, o Vaio FE14 se destaca por ser aquele que oferece o melhor custo-benefício entre os notebooks. Assim, com um investimento pequeno você conta com 256 Gb de armazenamento interno, tem 8Gb de RAM e aproveita a potência de um processador Intel core i5.

Ainda, o Acer Aspire 5 é uma opção de qualidade para aqueles que buscam um produto realmente eficiente para o trabalho. O modelo conta com processador i7,tela de 15.6 polegadas, design ultra-slim e uma placa de vídeo integrada que pode ajudar a ter os melhores gráficos.

Por fim, o Samsung Book é o produto mais barato para aqueles que buscam mais qualidade na edição de fotos. Assim, com baixo custo é possível ter acesso a um processador i7, 256 Gb de armazenamento SSD, bem como 8 Gb de RAM que são sempre úteis.

Assim, como visto, encontrar o melhor notebook para edição de fotos depende apenas de saber ao certo o que se está buscando. Existem diversas marcas no mercado e cada uma delas tem investido pesado na produção de produtos de qualidade, buscando oferecer preços acessíveis.

Em razão disso é sempre importante ficar antenado com todas as novidades tecnológicas, para não perder lançamentos e produtos com o máximo de qualidade. A dica, então, é continuar acessando o Melhor Notebook para ficar sempre por dentro das novidades sobre notebooks e periféricos.

No momento em que você conhece o melhor notebook para edição de fotos, então, está na hora de optar por aquele que passará a te acompanhar. Assim, com qualquer um dos modelos dessa lista você certamente terá resultados surpreendentes e poderá aproveitar o as edições de imagens ao máximo.

Autor & Editor - Especialista em Notebook at

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário