Melhores Notebooks para Engenheiros de 2022: Qual o melhor?

O melhor notebook para engenheiros pode ser um diferencial para os profissionais que desejam mais versatilidade no cotidiano de trabalho.

Um engenheiro está sempre em busca de equipamentos adequados para que o seu trabalho seja realizado da melhor maneira. A verdade é que a elaboração de projetos arquitetônicos nunca é fácil, mas a utilização de programas adequados pode fazer toda a diferença no fim de um dia cansativo.

Assim, programas como o Autocad costumam ter uma exigência alta dos equipamentos e o seu mau funcionamento pode ser um problema. Ninguém quer sofrer com travamentos enquanto tenta trabalhar, por isso os notebooks utilizados pelos engenheiros precisam ser de alto padrão de qualidade.

Pensando nisso, o “Melhor notebook” decidiu trazer aqui hoje uma lista com o melhor notebook para engenheiros do mercado atual e algumas outras opções interessantes. Com isso você poderá aproveitar o máximo dos equipamentos e traduzir isso em trabalhos com ainda mais qualidade.

Os notebooks podem oferecer opções diversas para os profissionais, já que vem em tamanhos variados, existem modelos com tela touch e há diversas diferenças. Por isso mesmo o profissional deve ter em mente quais são as suas necessidades e como o equipamento pode lhe atender melhor.

Assim, avaliar mais de uma opção de computador portátil pode ser uma forma de encontrar aquele que melhor se adapta às necessidades profissionais. Cada engenheiro atua de uma maneira, por isso há diversas opções que podem ser úteis, a depender das necessidades básicas do profissional da área.

Então, considerando tudo isso, agora, no quando abaixo, você confere melhor notebook para engenheiros de 2022 e outras opções bastante interessantes. Fique de olho, pois cada uma das alternativas é capaz de oferecer excelentes resultados.

Imagem Notebooks para Engenheiros Detalhes
HP Dragonfly 13,3 i5 9LE52LA
HP Dragonfly 13,3 i5 9LE52LA Melhor Notebook para Engenheiros
Macbook Apple Pro 13,3 M1 MYDA2BZ/A
Macbook Apple Pro 13,3 M1 MYDA2BZ/A O melhor custo-benefício
LG Gram 17” i5 17Z90N-V.BJ51P
LG Gram 17” i5 17Z90N-V.BJ51P O modelo ideal para apresentações
Acer Swift 5 14” i5 SF514-54GT-56SL 
Acer Swift 5 14” i5 SF514-54GT-56SL  O melhor modelo intermediário
Dell Inspiron 3000 15,6 i7 1165G7
Dell Inspiron 3000 15,6 i7 1165G7 O melhor modelo empresarial
Samsung Style S51 13,3” i7 NP730XBE-KP3BR
Samsung Style S51 13,3” i7 NP730XBE-KP3BR Modelo ideal para estudantes
Lenovo IdeaPad 3 15,6” AMD Ryzen 5 82MFS00100
Lenovo IdeaPad 3 15,6” AMD Ryzen 5 82MFS00100 O modelo mais barato

Como você viu, encontrar o melhor notebook para engenheiros é uma tarefa que pode ser muito mais tranquila do que se apresentava. As marcas estão investindo com muita força na criação de produtos adequados para uso pelos profissionais, por isso é preciso estar sempre atento às novidades.

Assim, a tecnologia aplicada aos notebooks faz com que exista uma grande gama de opções disponíveis atualmente. Cada um dos modelos de notebook conta com características próprias, como você viu acima, no entanto também é possível verificar que existem algumas diferenças entre eles.

Assim, ao lado de cada um dos modelos no quadro acima você pôde conferir uma frase que resume um pouco dos equipamentos. Com ela é possível entender como cada equipamento se diferencia dos outros e também perceber que detalhes fazem a diferença e podem ser muito úteis para a escolha.

Melhores Notebooks para Engenheiros em 2022

Agora, então, chegou finalmente o momento de conhecer cada um dos modelos de notebook voltados para engenharia mais a fundo. Assim, no review abaixo você confere uma análise completa do melhor notebook para engenheiros de 2022 e pode ficar de olho em toda a ficha técnica dos melhores equipamentos.

Assim você pode ter uma ideia geral de como o modelo pode ser utilizado, tanto para o trabalho quanto para os momentos de diversão. Cada um dos notebooks tem características próprias, então você precisa pensar, também, em quais são as necessidades que possui como profissional da área.

Então, confira todas as características dos modelos e compare cada um dos notebooks da nossa lista, para poder, enfim, tomar a melhor decisão. A melhor alternativa é saber como cada um dos notebooks funciona, pois somente assim será possível entender como cada modelo funciona e pode ser útil.

Melhor Escolha

1º – HP Dragonfly 13,3 i5 9LE52LA

HP Dragonfly 13,3 i5 9LE52LA

A engenharia exige a utilização de programas variados, que contam com mais exigências técnicas que programas de outras áreas. Nesse cenário, então, o melhor notebook para engenheiros pode ser uma opção interessante para conseguir um desempenho superior, sem maiores dificuldades para uso diário.

O processador Intel core i5, com frequência de até 3,9 Ghz, pode ser excelente alternativa para lidar com os programas mais pesados. Inclusive, é importante lembrar que programas como o Autocad tem exigência maior e precisam de equipamentos com maior potência para funcionar de modo regular.

Além disso, a presença de 8 Gb de memória RAM tendem a ser muito positivo, vez que os programas de edificações contam com diversas atividades de segundo plano. Por falar nisso, ter uma placa de vídeo como a Intel UHD 620 ajuda no processamento gráfico dos diversos projetos, de modo eficiente.

Além disso, é importante lembra que o HP DragonFly conta com uma tela inferior à de outros modelos, com apenas 13,3 polegadas. Esse tamanho inferior, na verdade, torna o equipamento mais fácil de transportar e pode ser um aliado interessante para profissionais que visitam as obras com frequência.

Por fim, é importante dizer que o modelo conta com entradas para fones de ouvido e microfone, além de ter também um leitor de mídia digital. Nesse cenário, ainda, a conectividade Bluetooth e wi-fi, bem como o fato de se ter entradas USB e HDMI tornam o dia a dia de uso muito mais versátil e rápido.

Características do Notebook HP Dragonfly 13,3 i5 9LE52LA 

  • Tela: retroiluminação wled fhd ips anti-reflexo, de 33,8 cm (13,3″) em diagonal
  • Processador: Intel Core i5-8265U (frequência base 1,6 GHz, até 3,9 GHz com a tecnología Intel Turbo Boost, 6 mb de cache y 4 núcleos)
  • RAM: 8 gb DDR4-2400 sdram (1×8 gb)
  • HD:  ssd 256 gb PCIe NVMe
  • Placa de Vídeo: Intel uhd 620
  • Peso: 1,52 kg

Custo Benefício

2º – Macbook Apple Pro 13,3 M1 MYDA2BZ/A

Macbook Apple Pro 13,3 M1 MYDA2BZ/A

Para quem precisa aliar bom preço com qualidade técnica, uma opção que pode ser bastante interessante é o MacBook Apple Pro. Isso porque o equipamento é aquele que oferece o melhor custo-benefício entre todas as opções, com uma ficha técnica invejável e excelentes características técnicas.

Assim, o investimento tende a valer a pena com um equipamento com toda a qualidade Apple, que pode oferecer conectividade com diversos aparelhos da marca. Além disso, o chip M1 tem potência suficiente para lidar com todos os programas de engenharia à disposição nos dias de hoje.

Outro ponto importante está no fato de que você tem em mãos um equipamento com bateria com autonomia para até 20 horas de funcionamento. Além disso, o desempenho do CPU é 2,8 vezes mais rápido do que era anteriormente, de modo que você pode ter uma performance de alta qualidade.

Além disso, é importante destacar que o Neural Engine da Apple ajuda o equipamento a aprender de acordo com as preferências do usuário. Ainda, você tem excelente processamento gráfico, com uma GPU de 8 núcleos, que tem desempenho 5 vezes mais rápido que o de modelos anteriores da marca.

Tudo isso faz com que o MacBook Apple Pro seja um excelente investimento para engenheiros que buscam muita qualidade. Por fim, ressalte-se que o modelo é pequeno e leve, de modo que se torna muito fácil de transportar e pode ser uma excelente alternativa para visitas em obras e afins.

Características do Notebook Macbook Apple Pro 13,3 M1 MYDA2BZ/A

  • Tela: 13 polegadas
  • Processador: M1
  • RAM: 8 GB
  • HD:  256 GB SSD
  • Placa de Vídeo: integrada
  • Peso: 2,4 kg

nao

3º – LG Gram 17” i5 17Z90N-V.BJ51P1

LG Gram 17” i5 17Z90N-V.BJ51P1

Um engenheiro precisa estar sempre pronto para atender aos clientes e mostrar a eles o andamento dos projetos. Por isso mesmo, o LG Gram surge como uma excelente alternativa para os profissionais que costumam fazer apresentações de modo corriqueiro e precisam de um equipamento de qualidade.

Isso ocorre, principalmente, porque o equipamento conta com uma tela de 17 polegadas, a maior entre todas as opções disponíveis. Se não fosse o suficiente, a placa de vídeo Intel Iris Graphics Plus é uma excelente aliada e permite que você tenha acesso ao máximo de qualidade gráfica e detalhes.

Além disso, o processador i5 é mais que suficiente para lidar com os programas mais pesados, como o Autocad, permitindo uma performance mais elevada. Nesse mesmo sentido, 8 GB de memória RAM é exatamente o que você precisa para que os programas de engenharia funcionem adequadamente.

Por fim, é importante lembrar que o equipamento já vem com Windows 10 e tem outras características interessantes, como leitor biométrico. Tudo isso ainda está presente em um equipamento que é bem mais leve que muitos concorrentes e pode ser transportado com facilidade para qualquer lugar.

Características do Notebook LG Gram 17” i5 17Z90N-V.BJ51P1 

  • Tela: 17” resolução Full HD 2560 x 1600
  • Processador: Intel Core i5-1035G7
  • RAM: 8 Gb DDR4 3200Mhz
  • HD:  SSD 256
  • Placa de Vídeo: Intel Iris Graphics Plus
  • Peso: 1,3 kg

nao

4º – Acer Swift 5 14” i5 SF514-54GT-56SL

Acer Swift 5 14” i5 SF514-54GT-56SL

O Acer Swift 5 pode não ser o equipamento com as melhores características técnicas do mercado, mas certamente é um intermediário que entrega bons resultados. Isso porque o modelo tem uma ficha técnica ideal para lidar com programas arquitetônicos dos mais variados, sem apresentar problemas.

Muito disso se deve ao processador i5, com 6 MB de cache, capaz de rodar bem programas como o Autocad e outros voltados para a área de engenharia. Além disso, com 8 Gb de RAM dificilmente você terá qualquer problema com travamentos enquanto desenvolve os seus projetos arquitetônicos.

Ainda, é importante dizer que um dos destaques desse equipamento está na tela de 14 polegadas, que torna o produto mais discreto e fácil de transportar. Isso fica ainda mais evidente com a informação de que o modelo pesa menos de 1 kg, ou seja, podendo ser levado em bolsas e mochilas facilmente.

Por fim, é importante dizer que a capacidade de processamento gráfico é bem definida com uma placa de vídeo Nvidia GeForce Mx350 de alta qualidade, que conta com memória dedicada. Tudo isso faz com que o equipamento tenha força intermediária adequada para ser usado com eficiência.

Características do Notebook Acer Swift 5 14” i5 SF514-54GT-56SL 

  • Tela: 14” IPS (In-Plane Switching)
  • Processador: Intel core i5 1035G1 6MB de cache
  • RAM: 8GB (1×8 GB Módulo) RAM LPDDR4 2400Mhz*
  • HD: 512GB SSD PCIe NVMe M2 2280
  • Placa de Vídeo: NVIDIA GeForce MX350 com memória dedicada VRAM de 2GB GDDR5
  • Peso: 0,99 kg

nao

5º – Dell Inspiron 3000 15,6 i7 1165G7

Dell Inspiron 3000 15,6 i7 1165G7

A atuação de um engenheiro profissional que atua sozinho e daqueles que atuam na área empresarial pode ser um pouco diferente. Por isso mesmo, o Dell Inspiron 3000 surge como alternativa excelente para aqueles que estão sempre em busca de um melhor funcionamento no âmbito do trabalho.

Assim, o equipamento com processador i7, de 11ª geração, entrega capacidade suficiente para lidar com todos os programas. Assim, fica mais fácil lidar com toda a demanda de trabalho empresarial e, com ótimo desempenho, elaborar projetos de qualidade, sem qualquer problema de perda de tempo.

Ainda, é importante lembrar que os 8 GB de RAM são ideais para que você possa lidar com programas como o Audocade. Nesse caso, no entanto, você ainda tem a possibilidade de expansão da memória até 16 GB, o que pode permitir que o desempenho do equipamento fique ainda mais interessante.

Por fim, ressalte-se a presença do SSD de 256 GB, ideal para guardar todos os projetos arquitetônicos de modo fácil. Com tudo isso e com ótimo processamento gráfico, o Dell Inspiron 3000 se destaca como uma das opções do mercado com maior capacidade técnica e eficiência para engenheiros.

Características do Notebook Dell Inspiron 3000 15,6 i7 1165G7 

  • Tela: Full HD de 15,6” (1920 x 1080) WVA
  • Processador: 11ª geração Intel core i7-1165G7 (4 core, cache de 12 MB, até 4,7 Ghz)
  • RAM: 8 GB (2x4GB), DDR4, 2666Mhz; expansível até 16Gb (2 slots soDIMM)
  • HD:  SSD de 256 GB PCIe NVMe M.2
  • Placa de Vídeo: Intel Iris Xe
  • Peso: 1,85 kg

nao

6º – Samsung Style S51 13,3” i7 NP730XBE-KP3BR

Samsung Style S51 13,3” i7 NP730XBE-KP3BR

Para os estudantes de engenharia é sempre uma grande dificuldade encontrar modelos de notebook que entreguem boa qualidade. Por isso é preciso investir em produtos que tenham capacidade técnica suficiente para processar os melhores programas e entregar exatamente o que se procura no trabalho.

Então, o Samsung Style surge como uma oportunidade excelente, podendo lidar com programas como o Autocad com facilidade. Isso porque o processador Intel core i7 é um dos mais potentes do mercado e capaz de oferecer ótimos resultados, independentemente da exigência técnica dos programas.

No mesmo sentido, você conta com processamento gráfico excelente, com uma placa de vídeo Intel UHD Graphics 620, podendo trabalhar os projetos de estudo com facilidade. Ainda, os 8 GB de memória RAM são ideais para quem precisa realizar diversas atividades ao mesmo tempo com calma.

Tudo isso contribui para que o modelo seja uma opção interessantíssima para quem está começando a estudar e precisa realizar seus primeiros trabalhos. Além disso, com um equipamento potente é possível usar o notebook também para assistir filmes, séries e videoaulas, além de acessar as redes.

Características do Notebook Samsung Style S51 13,3” i7 NP730XBE-KP3BR

  • Tela: 13.3″ fhd LED Display (1920 x 1080)
  • Processador: Intel Core i7
  • RAM:  8 gb LPDDR3 (On bd 8 gb)
  • HD:  256 GB
  • Placa de Vídeo: Intel uhd Graphics 620
  • Peso: não especificado

nao

7º – Lenovo IdeaPad 3 15,6” AMD Ryzen 5 82MFS00100

Lenovo IdeaPad 3 15,6” AMD Ryzen 5 82MFS00100

Para aqueles que desejam economizar ao máximo e, mesmo assim, contar com um produto capaz de oferecer excelente qualidade, o Lenovo Ideapad 3 pode ser ótima alternativa. Isso porque o equipamento é o mais barato entre as diversas opções que o mercado tem a oferecer para os usuários.

Assim, o equipamento se destaca com um processador do tipo AMD Ryzen 5, capaz de lidar bem com programas de engenharia de qualidade. Além disso, você tem um armazenamento do tipo SSD, com 256Gb de espaço, que permite uma velocidade de leitura maior e melhor o desempenho técnico.

Ainda, é bom lembrar que os 8 Gb de memória RAM são exatamente o que você precisa para lidar bem com programas como o Autocad. Se não bastasse, a presença de uma webcam de 720p é ideal para fazer videoconferências e entrar em contato com os clientes, sempre que for necessário e útil.

Por fim, é importante dizer que a placa gráfica AMD integrada pode dar conta do recado, entregando processamento realmente eficiente. Nesse sentido, você ainda tem um teclado numérico de qualidade, sistema operacional Linux e ainda conta com tela de 15,6 polegadas, com antirreflexo e Full HD.

Características do Notebook  Lenovo IdeaPad 3 15,6” AMD Ryzen 5 82MFS00100

  • Tela: Full HD antirreflexo de 15.6″ ‎1920 x 1080
  • Processador: AMD Ryzen 5
  • RAM: 8 GB ‎DDR4 SDRAM
  • HD:  256 GB SSD
  • Placa de Vídeo: AMD integrada
  • Peso: 2.34 Quilogramas

Qual o Melhor Notebook para Engenheiros?

O melhor notebook para engenheiros que você pode encontrar no mercado atualmente é o HP DragonFly, uma opção voltada para os games, mas que entrega ótima qualidade. Assim, você tem todas as características técnicas esperadas em um equipamento que realmente pode surpreender.

Dentre os pontos altos, o primeiro é o processador i5, com frequência de 3,9 Ghz, capaz de entregar a potência necessária para lidar com programas diversos. No mesmo sentido, é preciso lembrar que os 8GB de RAM são ideais para lidar com programas como o Autocad de maneira simples e rápida.

Ainda, o modelo conta com processamento gráfico eficiente, com uma placa de vídeo Intel UHD Graphics, bem como tem entradas HDMI e USB. Por fim, a tela retroiluminada, com 13,3 polegadas e ótima resolução é bastante útil, além de o SSD de 256Gb auxiliar na melhoria da velocidade.

Notebooks para Engenheiros – Modelos Intermediários

Entre os modelos considerados intermediários, o primeiro destaque vai para o MacBook Apple Pro e seu excelente custo-benefício. Assim, gastando pouco você tem acesso a uma CPU 2,8 vezes mais veloz que o comum e também tem uma bateria com 20 horas de autonomia em pleno funcionamento.

Ainda, o LG Gram é outra opção de qualidade, ideal para realizar apresentações de projetos para os clientes no geral. O modelo conta com tela de 17 polegadas, vem com processador i5 e 8GB de memória RAM, podendo lidar facilmente com os melhores programas de engenharia do mercado.

Por fim, o Acer Swift é o tipo de equipamento intermediário que pode ser útil nas mais diversas tarefas para os usuários. Assim, com processador i5, 8Gb de RAM e pesando menos de 1 kg, o modelo se destaca com excelente processamento gráfico e com uma bateria com ótima autonomia para o uso.

Notebooks para Engenheiros – Modelos de Entrada

Entre os modelos de entrada, o Dell Inspiron 3000 é uma opção de ótima qualidade, com processador i7, de 11ª geração e outras características úteis. Dentre elas é possível destacar, principalmente, os 8 Gb de memória RAM, que podem ser expandidos até 16 GB com facilidade e muita rapidez.

Ainda, o Samsung Style S51 é outra opção de entrada interessante, com processador i7 e 13,3 polegadas em uma tela com excelente resolução. Assim, fácil de carregar e com características técnicas interessantíssimas, o modelo tem tudo para agradar estudantes com exigências variadas.

Por fim, o Lenovo Ideapad 3 se destaca como aquele modelo de notebook barato, mas capaz de atender as necessidades dos engenheiros. O equipamento vem com processador AMD Ryzen 5, conta com 8 Gb de RAM para lidar com os melhores programas e ainda tem uma tela de alta resolução.

Você conheceu aqui o melhor notebook para engenheiros e algumas outras alternativas que se mostraram bastante eficiente. Então, com isso é possível comparar as diversas alternativas e escolher aquele computador portátil capaz de trazer os melhores benefícios, por um preço mais acessível.

Ficar por dentro de como a tecnologia está evoluindo e quais são os equipamentos mais procurados do mercado é sempre positivo. Então, confira também quais são os notebooks mais vendidos do mercado e veja quais são as opções que você tem quando se fala em alta qualidade técnica.

Assim, sabendo qual é o melhor notebook para engenheiros, fica muito mais fácil tomar uma decisão e escolher o equipamento certo. A nossa lista conta com uma grande variedade de opções, então cabe a cada um escolher aquela que melhor atenda suas necessidades, de forma mais prática.

Autor & Editor - Especialista em Notebook at

Vagner Neubert é escritor e especialista de análise de produtos de tecnologia.

Sua experiência como escritor/redator e gosto pela tecnologia, fez de Vagner Neubert um especialista em tecnologia, já tendo produzido e avaliado centenas de artigos/produtos para diversos sites.

Seus artigos já foram lidos por mais de 10 milhões pessoas, sempre com um feedback positivo por parte dos leitores.

Deixe um comentário